top of page
Buscar
  • editorakimera

SUPER-HÉROIS BRASILEIROS EM EXPOSIÇÃO


‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’, mostra a importância e a diversidade do quadrinho nacional


O Centro Cultural Correios RJ abre a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’, no dia 21 de dezembro, com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, mostrando a importância do quadrinho nacional e a qualidade de produção dos personagens de super-herois que, ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características regionais, diversidade, sustentabilidade, empoderamento e ancestralidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.

A exposição, com patrocínio da Editora Kimera e Rio Comics, vem para resgatar o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia, pelas mãos de talentosos quadrinistas das cinco regiões do país. Os quadrinhos tornaram-se tão importantes na cultura nacional que o quadrinista Lorde Lobo criou o canal no YouTube GRANDES HERÓIS BR, com o objetivo de divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.

A mostra poderá ser visitada de 21.12.23 a 24.02.24, na sala A, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h, onde, além da apresentação dos personagens, os visitantes poderão participar de visitas guiadas, palestras e conhecer os novos lançamentos nessa área que atrai todas as idades.


Gibis e História em Quadrinhos

Gibi, originalmente, foi o título de uma revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava ‘moleque’, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos” no Brasil. História em quadrinhos – ou HQ – é uma das formas mais atraentes de se contar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Como nos livros, apresentam os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo da exposição, apesar das expressões serem sinônimas, é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.

Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia.


Os personagens e quadrinistas

01 – Hans Kalymor (Igor Martins de Menezes),02 – Invictos (Rafael Tavares),03 – Guerreiros da Tempestade (Anísio Serrazul),04 – Projeto Força BR (Chris Pereira),05 – Beta Max (Hugo Maximo),06 – Velta (Emir Ribeiro),07 – Diamante (Sandro Marcelo),08 – Valkiria (Alex Mir e Alex Genaro),09 – Conector (Adalberto Bernardino),10 – Crânio (Francinildo Sena),11 – Xamã (Eberton Ferreira),12 – Cara-Unicórnio (Adri A),13 – Lagarto Negro (Gabriel Rocha),14 – Bombeiro Mascarado (Ruan Victor),15 – Pajé (Fabiano Silva),16 – Timerman (Fabiano Ferreira),17 – Catalogador (Lancelott Martins),18 – Tatu-man (Bira Dantas),19 – Maximus (Alan Yango),20 – Raio Negro (Gedeone Malagola),21 – Escorpião de Prata (Eloyr Pacheco),22 – Penitente (Lorde Lobo),23 – Jaguara (Altemar Domingos),24 – Menino Caranguejo (Chicolam),25 – Capitão Ninja (Cassaro).

Tótens fornecidos pela Editora Kimera – Capitão Sete, Dragões do Futuro, Capitão R. E. D , Arianna e Alquimia.

Vídeo em looping com personagens de diversas épocas e características: Cometa (Samicler Gonçalves), Judoka (Pedro Anisio), Homem Lua (Gedeone Malagola), Espartano (Adriano Sapão), Velox (Ellyan), Cavaleiro do Blues (Rodrigo Pie), Capitão Gordo (Sillas), Guardião Soturno (Francisco Moreira), Mula Sem Cabeça (Erick Lustosa), Pulsar (Arthur Garcia), Corcel Negro (Alcivan Gameleira), Cover (José Amorim Neto), Megasônicos (Valu Vasconcelos), Grimorium (Rom Freire), Fantastic Man (Tony Fernandes), Combo Rangers (Fabio Yabu), Enemus (Marcos Gratão), Meteoro (Roberto Guedes), Espectro Ancestral (Felipe Barros) e Lampião (Akamatsu).


CURADORIA

Paula Ramagem, jornalista formada pela PUC Rio, trabalha como assessora de imprensa há mais de 30 anos. Em 2021, terminou a graduação em Gestão do Terceiro Setor e está fazendo pós em Jornalismo, ambas na Unicesumar. Certificada em gestão de tráfego, redes sociais, empreendedorismo, storytelling em instituições como PUC RS, FGV Rio, EBAC, Instituto Gênesis e Univeritas RJ. Atende diversosprofissionais e empresas nas áreas de arte, cultura, tecnologia, gastronomia, empreendedorismo, negócios, saúde, entre outros. Colunista e colaboradora nos sites ArteCult, Reino Literário BR/Reino News, Portal Olhar Dinâmico, Sala da Notícia e Gazeta 24h.

Instagram: @paulasoaresramagem

Raphael Gomide é formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É o fundador, CEO e Diretor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Diretor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do Cinema e Companhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Também é o Diretor de Comunicação do Coletivo RIO+ROCK (@riomaisrock), iniciativa que visa fomentar o Rock no Estado do Rio de Janeiro. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Instagram: @artecult e @quadrimundi


DO GIBI AOS QUADRINHOS – OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS

  • Autores: Coletiva

  • Abertura: 20 de dezembro de 2023 às 16h

  • Data: 21.12.2023 a 24.02.2024

  • Local: Sala A – Centro Cultural Correios RJ – 3º andar

  • Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

  • Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

  • Curadoria: Paula Ramagem e Raphael Gomide

  • Design Gráfico: Maria Carolina Bastos Camacho

  • Assessoria de Imprensa: PR Comunicação e ArteCult

  • Realização: ArteCult/QuadriMundi/Portfolio Dicas Culturais/Paula Ramagem

  • Organização: Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa

  • Apoio: Vito Jóias/Portal ArteCult /PR Comunicação /Centro Cultural Correios RJ/Canal Grandes Heróis BR/ Bigmau Produções/ O Martelo Quadrinhos

  • Patrocínio: Editora Kimera e Rio Comics

  • A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

  • Evento gratuito

  • Censura Livre.


Como chegar:

metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana). Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page